quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sobre o novo padrão das tomadas

Novo padrão deveria facilitar a nossa vida, né?
Casa nova, cidade nova, eletros novos... super gostoso né? Receber os presentes (sim, agora é que vamos usar tudo), organizar a cozinha do seu jeito e começar a usar aquele eletro novinho!
Tudo muito bem, tudo muito bom até que você abre a máquina de lavar e percebe que veio com aquela tomada nova. Certo, você pensa, é apenas um eletro dá pra contornar sem trocar as tomadas. Doce ilusão! Um atrás do outro os eletros vão se revelando: tomadas novas, mais gordinhas e com mais um pino começam a surgir em abundância pela sua casa!

Sem problemas, não fosse o fato de que o apartamento que alugamos é antigo e por isso tem aquelas tomadas antigas - antigas MESMO com espelhinho amarelinho, sabe? Resolvemos falar com a imobiliária para trocarmos todas as tomadas e abatermos o valor no aluguel. A resposta da proprietária foi que trocar as tomadas não é uma necessidade, pois podemos comprar os adaptadores. Ou seja: pode trocar, mas é por nossa conta mesmo. Vale dizer que cada tomadinha custa em média R$ 5 e o serviço do eletricista R$ 20 por ponto - devemos ter mais de 20!

Super legal, né?

A visita do eletricista que a proprietária enviou serviu ao menos para descobrirmos (oh!!) que as tomadas da cozinha que ficam acima da pia e as da lavanderia são 220v. Beleza, né? Nessa hora até agradeci o fato dos eletros terem aquelas tomadinhas novas.. assim não queimou nenhum. Onde já se viu... tomadas 220v sem identificação em uma cidade onde o padrão é 110v...

Enfim... esse é um post de alivio e indignação. Alivio por não ter perdido nenhum dos meus eletros nessas tomadas loucas e indignação com a proprietária que, para mim, é meio omissa. As tomadas novas vieram para ficar e para evitar acidentes elétricos. É um ganho para o consumidor eu sei, mas fica a dúvida: quem é que banca a troca das tomadas inquilino ou proprietário?

Mais informações sobre o novo padrão das tomadas? Clica aqui

Imagens: Mr. Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário